3.4.08

Sabe da dor, da velhice, do amor, da vida

Philip Roth
Em 1997 PHILIP ROTH ganhou o Prémio Pulitzer com Pastoral Americana. Em 1998 recebeu a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca e em 2002 o mais alto galardão da Academia Americana de Artes e Letras, a Medalha de Ouro da Ficção, anteriormente atribuída a John dos Passos, William Faulkner e Saul Bellow, entre outros. Ganhou duas vezes o National Book Award, o PEN/Faulkner Award e o National Book Critics Award.
Em 2005, A Conspiração contra a América recebeu o prémio da Sociedade de Historiadores Americanos pelo «excepcional romance histórico sobre um tema americano relativo a 2003-2004» e foi nomeado como Melhor Livro do Ano pela New York Times Book Review, San Francisco Chronicle, Boston Globe, Chicago-Sun Times, Washington Post Book World, Times, Newsweek e muitas outras publicações periódicas. A Conspiração contra a América conquistou o W. H. Smith Award para o Melhor Livro do Ano, fazendo de Roth o primeiro escritor, nos 46 anos de história do prémio, a conquistá-lo duas vezes.
Em 2005, Roth tornou-se também o terceiro escritor americano vivo a ter a sua obra publicada numa colecção completa e definitiva pela Library of America. A publicação do último dos oito volumes está prevista para 2013.
Recentemente recebeu dois dos mais prestigiados prémios do PEN: em 2006 o PEN/Nabokov «pelo conjunto da obra [...] de originalidade constante e artisticamente perfeita» e em 2007 o PEN/Saul Bellow de Consagração na Ficção Americana, dado ao escritor cujo apuro ao longo de uma carreira sustentada o coloca ao mais alto nível da literatura americana.

4 Comments:

Blogger antónio paiva said...

o autor é-me desconhecido
não é grave

há tanta coisa importante que desconheço.

obrigado

abraço

April 04, 2008  
Blogger foryou said...

Espero poder vir cá colocar um comentário depois de ler o último volume em 2013 :)
Por acaso também aconselho a leitura da sua obra

beijinhos

April 05, 2008  
Blogger Ana said...

António,

Contigo e com todos nós: o que sabemos é sempre tão mínimo em relação ao muito que desconhecemos!

Abraço.

April 05, 2008  
Blogger Ana said...

foryou,

Cá fico à espera do teu comentário!

2013 é já ali.

:))

Beijo.

April 05, 2008  

Post a Comment

<< Home