18.12.06

Quem abriria




















Quem há-de abrir a porta ao gato
quando eu morrer?
Sempre que pode
foge prá rua
cheira o passeio
e volta para trás,
mas ao defrontar-se com a porta fechada
(pobre do gato!)
mia com raiva desesperada.
Deixo-o sofrer
que o sofrimento tem sua paga,
e ele bem sabe.

Quado abro a porta corre para mim
como acorre a mulher aos braços do amante.
Pego-lhe ao colo e acaricio-o
num gesto lento, vagarosamente,
do alto da cabeça até ao fim da cauda.
Ele olha-me e sorri, com os bigodes eróticos,
olhos semi-cerrados, em êxtase, ronronando.

Repito a festa,vagarosamente,
do alto da cabeça até ao fim da cauda.
Ele aperta as maxilas, cerra os olhos, abre as narinas,
e rosna, rosna, deliquescente,abraça-me e adormece.
Eu não tenho gato, mas se o tivesse
quem lhe abriria a porta quando eu morresse?

António Gedeão

3 Comments:

Blogger Maria Arvore said...

Obrigada por este delicioso Gedeão.
Vivemos a apegar-nos a coisas que até imaginamos e depois é um ror de saudades por antecipação. :)

December 19, 2006  
Blogger Ana said...

Maria,

Costumo dizer "saudades do futuro que não terei", quando ando meio-piegas, que é uma doença que me ataca algumas vezes.
A sorte é que a coisa não é fatal.
:)

December 19, 2006  
Blogger Ana said...

pintoribeiro,

Apesar de afirmares que não gostas do grande poeta Gedeão (tem muita e santa paciência), hoje "deu-me na gana" postar outro poema.
Não foi para te aborrecer, garanto.
Abraço da tia.

December 19, 2006  

Post a Comment

<< Home