4.4.07

Resignação e Páscoa

Formatada desde cedo pela religião católica, talvez fosse hoje dia de escrever sobre Páscoa(*) e Ressurreição. Mas não. Antes quero escrever sobre Resignação e Páscoa.
Porque, aos que me são chegados de coração, ouço-os. E não esqueço algumas coisas que me dizem. E se as fixo é porque são importantes, é porque as valorizo muito.
Assim, aqui e agora, vou falar sobre três ou quatro “falas” que fixei e me suscitam questões.
• Quando alguém me diz “no tempo em que o amor cegava……essa pessoa, estimo-a muito”,
• quando alguém me diz a conhecida frase “amei, amaram-me, isso me basta……mas recordo sempre o último olhar. Não com tristeza. Só com melancolia”,
• quando alguém me diz que lhe assentam bem os versos – “Já não me importo/até com o que amo ou creio amar”.
• quando alguém me diz, triste mas prosaicamente, “isso é a pior coisa que um gajo pode ouvir”,

pergunto-me:

A resignação impõe-se ou conquista-se?
A resignação é uma expiação? – De quê?
A resignação é uma forma de santificação?
A resignação é uma forma de sublimação?
A resignação é uma coisa boa ou má?
A ressurreição existe? – E é um direito?

Como a ignorante aqui sabe que há verdades que não são definitivas; como a cada um sua verdade; como somos todos diferentes e todos iguais, iguais nos anseios fundamentais, diferentes no pensamento e nas crenças; aqui fica o pedido, a que venha alguém mais Sábio e mais Iluminado, dizer de sua justiça. Porque tempo de meditação nunca foi perdido e nem fez mal a ninguém.
....................................

(*) Páscoa/Pessach/Passover:
comemora o êxodo dos israelitas do Egipto, durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

9 Comments:

Blogger Bernardo Kolbl said...

Bom dia e um abraço.

April 05, 2007  
Blogger Manuel Araújo said...

Ao visitar o meu blog, deixou explícito para eu visitar o seu, e não comentar, só ler...

Eu li e não comento, mas digo-lhe, que não aprecio "beatices", nem qualquer forma de fanatismo, seja ele político, desportivo, religioso ou outro...

Fique em paz...

April 05, 2007  
Blogger pepe said...

Nem sábio, nem iluminado, mas curioso e opinativo por prazer, vou responder ao seu apelo e dar a minha opinião:

1)a resignação será boa quando "não há nada a fazer" para contrariar a desdita mas, posto isto, começa o processo de adaptação e sobrevivência (em contraste com a fase de revolta/desespero+incompreensão e impotência). Fácil de falar, difícil de fazer? Pois, é exactamente isso: "não há nada a fazer", mas pode "dar a volta".

2)Já não será nada boa se a "desdita" tem solução, mas os nossos defeitos/limitações/medos/acomodações (aquilo que pomposamente se chama a idiossincrasia) nos levam a "resignar" à ideia "sou assim, não há nada a fazer" ou tipo pintaínho Calimero (lembra-se?).

Existe muita literatura de "auto-ajuda" (tipo bricolage existencial ou "perca uma vida inteira de inibições em 10 semanas"), porém ainda confio nos métodos ancestrais que recomendavam ter sempre as mãos ocupadas para que a mente/espírito/o-que-lhe-queira-chamar fortaleza, cresça e frutifique.

Pessoalmente, acrescentarei um par de pés e todos os caminhos do mundo a essa receita (segundo o lema do poeta Machado "camiñante, no hay camiño...).

Porque falou na Páscoa e Ressurreição, e porque sei que gosta de ler e ver cinema, acrescentaria as memórias de Carl Jung "Recordações, sonhos e pensamentos" (ed. Vozes(?) e a fabulosa encenação "The Mahabharata" de Peter Brook (DVD disponível na FNAC, p.ex.).

Por hoje chega, não me provoque.

April 05, 2007  
Blogger antónio paiva said...

................

Boa Páscoa


Beijinhos e noite serena

April 05, 2007  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Bom dia, boa Páscoa e um abraço.

April 06, 2007  
Blogger Manuel Araújo said...

Censurou o meu comentário, por eu pensar ligeiramente diferente de si.

É a prova de "beatice" crónica... que só vê numa direcção.

Mas, mesmo não publicando o meu post, o que eu penso sobre as pessoas como você, poderá ler no meu blog.

Tenha uma boa sexta feira "SANTA"

April 06, 2007  
Blogger SÓNIA P. R. said...

Uma boa Páscoa Ana. Bjinho.

April 06, 2007  
Blogger PintoRibeiro said...

Boa noite e um beijinho Tia.
( Não tenho culpa mas anda aí outro fdputa a utilizar a minha assinatura. É fácil de detectar. Clicas e em vez de ir dar ao profile vai dar ao blogue ).

April 06, 2007  
Blogger Ana said...

Um obrigada a todos Vós, que tivestes a amabilidade de passar por aqui, com amáveis votos.
Ao Pepe, particularmente, agradeço também o facto de se ter sentido motivado a responder ao meu pedido explícito, deixando opinião.
Daquelas que medito porque, como já fez noutras ocasiões, fundamenta sobre três importantes pilares: conhecimento, lucidez e bom-senso.

April 07, 2007  

Post a Comment

<< Home