12.5.07

Carta aberta a Inês

Não sabes Inês, mas eu namoro os livros, nas prateleiras onde os acomodam.
Olho-os assim: capa, título, nome do autor; como nas pessoas olho as mãos, os olhos e a boca.
Mas com os livros vou mais longe. Pego-lhes, vejo a contracapa, leio as badanas, folheio-os e leio bocadinhos ao acaso. E namoro muitos, fico ali a olhar, a tocar neles, a pesar-lhes o conteúdo de saber, sensibilidade e bom-gosto. Ontem à noite fi-lo. E trouxe dois, escolhidos pelo conhecimento dos autores, de anteriores leituras.
De Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira, veio Cinco Balas Contra a América (As revoluções também são feitas de histórias de amizade). Porque me deixaram maravilhada, há tempos, com Nem Tudo Começa com um Beijo.
O Jorge escreve e o Pedro ilustra e acendem em nós fogueiras de ternura.
De tua autoria, Inês Pedrosa, de quem já li muitas coisas, trouxe o livro de contos Fica Comigo Esta Noite.
E se isto pode significar o encantamento que senti, o profundo prazer de lê-lo, digo apenas que o li de uma assentada. Noite adiante. E reli esta tarde, por gostar de saborear, numa segunda leitura, menos ávida mas mais degustada, os contos Só Sexo e Todo o Amor. Aquilo que me toca fundo, releio e releio…
Era assim, Inês, como tu, que eu gostava de saber escrever.
Não o sabendo creio, contudo, que temos algo em comum, que percebo sempre naquilo que escreves: é esta certeza de que a mulher é uma enseada em dias de calmaria e é também um rochedo nos dias de tempestade.
.................................................................................
P.S.
aqui se dá nota de outra leitura imperdível.

6 Comments:

Blogger Maria Arvore said...

Como no título que mais gosto da Inês, fazes-me falta para dar boas sugestões e patentar o quão eróticos os livros podem ser. :)

May 12, 2007  
Blogger antónio paiva said...

................

Querida Amiga,

É um honra, ter-te como leitora, seja lá o a escritor/a que for, tratas os livros e os autores com uma delicadeza e carinho, pouco comuns

eu sei do que falo

Bem hajas

....................

Beijinho, bom domingo e boa semana

May 13, 2007  
Blogger Ana said...

Maria,

Os livros podem ser eróticos, sábios, ternos, sonhadores, bons conselheiros, sei lá que diga...

May 13, 2007  
Blogger Ana said...

António,

Bem haja todo aquele(a) que, pela arte e engenho com que escreve, torna melhores os meus dias!
Beijinho.

May 13, 2007  
Anonymous Anonymous said...

Não sei bem o que escolher: se ter inveja da Inês, se ter inveja de quem esctreveu o texto. De qualquer forma, é um texto invejável.

Obrigado, Ana.
:))

May 13, 2007  
Blogger Ana said...

JG,
Quer fazer-me corar, quer?
Invejável é a sua sabedoria, a sua simpatia e a sua cultura geral.
Não brinca comigo, senão eu não me atrevo mais...
Obrigada digo eu a si, pela amplitude da generosidade com que disse o que disse!
:))

May 14, 2007  

Post a Comment

<< Home