12.6.07

Baixando o nível

Não há estudo sociológico que explique, até onde eu tenho conhecimento, por que razão as pessoas escrevem nas portas dos W.C. de locais públicos.
Tal estudo, implicando um trabalho de campo sério, acabaria por sujeitar o estudioso a condições de higine e segurança nem sempre recomendáveis.
Mas, existe o hábito, independentemente das motivações de quem o pratica.
Baixando o nível, apeteceu-me citar, aqui, duas leituras feitas em tais circunstâncias. Daquelas que provocam reacção. Em mim, provocaram ambas, distintas, decididamente distintas.

Primeira, velha mas bem pensada - estilo poeta A. Aleixo?

Neste lugar solitário
Onde a vontade se apouca
Todo o valente se c_g_
Todo o cobarde faz força.

Segunda: filosofia barata(?), ainda assim com sentido:

Quando já tudo está perdido,
Quando já não há nada a perder,
Aí é que está a força!

14 Comments:

Blogger PintoRibeiro said...

Nos WC ando à procura de grafitis...sério.
Bom dia, bjinho.

June 12, 2007  
Blogger Ana said...

pintoribeiro,

Não procuro, mas costumo dar com eles.
Boa tarde.
Bjinho a toda a família.

June 12, 2007  
Blogger Maria Arvore said...

No final dos anos 80 li um livro que se chamava Literatura de Banheiro que para além de me fazer rir às gargalhadas me convenceu que as casas-de-banho são mesmo lugar de reflexão. :)

June 12, 2007  
Anonymous Anonymous said...

Também nos WC das mulheres? Como se não chegasse ter que baixar o dito, ainda baixa o nível!!! Posso parecer ingénuo, mas nem me passava pela cabeça :))

Bom feriado

June 13, 2007  
Blogger rps said...

Há muita filosofia nos inscritos de WC...

June 13, 2007  
Blogger antónio paiva said...

..................

Querida Amiga,

de volta para te deixar:

Um abraço e um beijinho

June 13, 2007  
Blogger jorge esteves said...

por falar em baixar:
(e deixando de lado, porventura, um interessantissimo trabalho sobre o assunto)
uma vez, li esta lapidar sentença: 'a retrete é o termómetro da Civilização. Esta está abaixo de zero'
Abraços.

June 13, 2007  
Blogger Ana said...

Maria,
“Os Piores Contos dos Irmãos Grim”, de Luis Sepúlveda e Mário Delgado - a leitura que me fez soltar sentidas e sonoras gargalhadas.
Mais alguns de Mario Vargas Llosa!
Deixaste-me curiosa sobre esse outro.

June 14, 2007  
Blogger Ana said...

JG,

Sim senhor, também nos WC das mulheres. E não me provoque a dizer que pode parecer ingénuo. Olhe que eu confesso já, aqui, um preconceito meu: cabeça de engenheiro é sempre complexa, ingénua nunca...
:))
Pronto!
Agora deixei-o zangado?
Oxalá que não!

June 14, 2007  
Blogger Ana said...

RPS,

Há muita mesmo.
Filosofia nuns, deboche e descaramento noutros...
Números de telemóveis com publicidade, talvez "enganosa".
Sei lá!
Uma variedade imensa de confissões, daquelas que nem ao "PSI" ou ao "SR. CURA" as pessoas fariam.

June 14, 2007  
Blogger Ana said...

António,

Muito bem recebidos, o teu abraço e beijinho.
Podes sempre voltar - a porta está encostada.

June 14, 2007  
Blogger Ana said...

tinta permanente,

Lapidares e belíssimas são as memórias de vida, os olhares personalizados que nos dá sobre factos, lugares e pessoas, nas suas preciosas "folhas da gaveta".
Obrigada por passar por aqui, por tão simplório lugarejo.

June 14, 2007  
Anonymous Anonymous said...

Realmente, Ana, consigo nunca levo a melhor. Como diria Terêncio (esta é de sábio!!!!): Confiaste a ovelha ao lobo.

E eu, deixei-a zangada?
Espero que não. :)))

Beijo

June 16, 2007  
Blogger Ana said...

JG,

Não vejo em si um lobo; vejo gente! Gente boa.
E eu, se sou ovelha, já sou sabida, quase com calo no "tal" sítio, como o macaco.
Precisa de muito mais do que isto para me deixar zangada...
:))
Abraço.

June 17, 2007  

Post a Comment

<< Home