17.4.08

Um Poema



ÚLTIMA PÁGINA

Primavera. Um sorriso aberto em tudo. Os ramos
Numa palpitação de flores e de ninhos.
Doirava o sol de outubro a areia dos caminhos
(Lembras-te, Rosa?) e ao sol de outubro nos amamos.

Verão. (Lembras-te, Dulce?) À beira-mar, sozinhos
Tentou-nos o pecado: olhaste-me... e pecamos;
E o outono desfolhava os roseirais vizinhos,
Ó Laura, a vez primeira em que nos abraçamos...

Veio o inverno. Porém, sentada em meus joelhos,
Nua, presos aos meus os teus lábios vermelhos,
(Lembras-te, Branca?) ardia a tua carne em flor...

Carne, que queres mais? Coração, que mais queres?
Passam as estações e passam as mulheres...
E eu tenho amado tanto! e não conheço o Amor!


OLAVO BILAC (1865-1918)

4 Comments:

Blogger antónio paiva said...

Já conhecia o poema.

Olavo Bilac, um poeta extraordinário, que nunca me canso de ler.

April 18, 2008  
Blogger Ana said...

Um gostinho que partilhamos!

:)

April 21, 2008  
Blogger sonia said...

conhece-se a força de um poeta (de um poema) quando ao finalizar a leitura, sentimos um arrepio breve a correr pela espinha!

April 27, 2008  
Blogger Ana said...

sonia,

Também me acontece - boa poesia, banho de emoção!

May 07, 2008  

Post a Comment

<< Home