4.12.06

Dilema

.................................
Estas situações reais ocorrem quando duas abordagens são possíveis e defensáveis tecnicamente, existindo dúvidas quanto a adequação moral de cada escolha. Muitas vezes ocorrem falsos dilemas, pois as situações propostas não são equivalentes ou por que existem outras possibilidades, além das duas colocadas em discussão. Muitas vezes uma solução criativa afasta a ocorrência do dilema.

Um dilema ocorre quando se utiliza um argumento que coloca o adversário entre duas proposições opostas. Pode ser, igualmente, uma situação embaraçosa com duas saídas difíceis ou penosas .

Prof. José Roberto Goldim

8 Comments:

Blogger rps said...

Comento?...
Não comento?...

December 04, 2006  
Blogger Ana said...

RPS,
Meu caro, porque não?
Em desacordo, já estivemos muitas vezes, e isso nunca foi traumatizante, até onde julgo saber.
Volta sempre e sê pródigo em palavras/ideias.

:))
Porque tu sabes lindamente trabalhar com elas, sempre que o queres.

December 04, 2006  
Blogger antónio paiva said...

................
eu ando mais numa de trilema

eu

não sei mais quem

e quem não sabe mais
.................

December 04, 2006  
Blogger pepe said...

Com tantas dúvidas, mais vale optar pela solução que deixa as visadas optarem pelo que entendem melhor (ou menos mau).

December 04, 2006  
Blogger Ana said...

chuvamiuda,

Que direi? - nada!
Dilemas, na minha vida, aos montes!
Trilema, é areia a mais para a minha humilde carroça.

Abraço, amigo.

December 05, 2006  
Blogger Ana said...

pepe,

Obrigada pela visita.
Percebi mal o seu comentário: não atingi. Ou não o reconheço, a si, ali.
Mas não admira: há dias em que ando toldada.

December 05, 2006  
Blogger pepe said...

Explico-me melhor: diz o Prof. J.R. Goldim que existem "dúvidas quanto a adequação moral de cada escolha", depois desenvolve sobre dilemas, falsos dilemas e soluções criativas. Ou seja, é mesmo complicado. Daí a minha conclusão: a ser assim, e no que toca a assuntos íntimos, pessoais, "difíceis e penosos"..."mais vale optar pela solução que deixa as visadas optarem pelo que entendem melhor (ou menos mau)."

December 05, 2006  
Blogger Ana said...

pepe,

Eu, agradecida.
É sempre uma alternativa possível, passível de mexer com o status quo: a via do "mal menor". Quando a complexidade é tal, que nos deixe no desnorte, talvez valha tentar por aí.
Sei que, em matéria de religião, há quem tenha um "guia espiritual".
Talvez, em matéria de filosofia de vida, valesse a pena ter um guia também, como quem tem um padrinho!
Acho que Você adequar-se-ia bem a esse desempenho, se não considera a ideia redutora. Porque o intuito destas palavras não é apoucar, antes exaltar.
Volte sempre!

December 05, 2006  

Post a Comment

<< Home