19.5.07

Rebeldia

A propósito do post anterior, sobre a boa ou má qualidade da rebeldia, ocorre-me transcrever a seguinte opinião de alguém que, sendo considerado ilustre sábio em vida é, hoje já falecido, Santo declarado:

A religião é a maior rebeldia do homem, que não tolera viver como um animal, que não se conforma – não sossega – enquanto não ganha intimidade e conhece o Criador. Quero-os rebeldes, livres de todas os laços, porque os quero – Cristo quer-nos! – filhos de Deus. Escravidão ou filiação divina: eis o dilema da nossa vida. Ou filhos de Deus ou escravos da soberba, da sensualidade, desse egoísmo angustiante em que tantas almas parecem debater-se.
TEXTOS DE S. JOSEMARIA – OPUS DEI



Quem se sentir capaz que comente!

8 Comments:

Blogger antónio paiva said...

.............

e porque não?

a rebeldia alimenta-me

a minha será sempre a que eu escolher

não me importa o preço a pagar por ela

a santidade é algo que me incomoda
não acredito em santos

acredito isso sim:
que há mulheres e homens bons

ainda


passa lá por "casa" deixei-te lá uma tarefa

.................

Beijinhos e bom domingo

May 20, 2007  
Blogger Unknown said...

Sinto-me capaz de responder embora esteja ciente das minhas limitações. Não sou um pensador nem ninguém com uma extrema sabedoria para debater temas com esta profundidade mas penso que os Homens devem, sem dúvida, tentar descobrir o que nos criou. O princípio de tudo. De onde viemos e para onde vamos. Estou convencido que a descoberta da resposta à primeira pergunta nos vai levar à segunda.

Até breve . . .

May 20, 2007  
Blogger Ana said...

António,

Tarefa que peças, só se eu não tiver a mínima chance, a não cumprirei.
Aliás, faço-o com o maior gosto. Nunca ouvi dizer "Amigos, amigos, tarefas à parte"...

:) beijinho.

May 20, 2007  
Blogger Ana said...

Afonso,

Benvindo!
Alegra-me ver que gente tão jovem já pensa nas questões profundas!
E diz o que pensa, sem rebuço.
Assim, temos futuro.
Obrigada por ter opinado.

May 20, 2007  
Blogger Maria Arvore said...

Tenho de discordar do Jose Maria Escrivá. Porque na minha modesta opinião a maior rebeldia do homem é não aceitar que é apenas um animal e para o provar cria coisas, cria ideias: cria técnicas e cria arte.
A maior rebeldia do homem é não se conter nos esquemas que a natureza lhe destinou e criar novas naturezas à sua imagem e semelhança.

May 20, 2007  
Blogger Ana said...

Maria,

Agradeço, calorosamente, a tua opinião!

A riqueza do Homem é pensar pela própria cabeça e poder comparar o seu pensamento com o dos outros.

May 21, 2007  
Blogger jorge esteves said...

Atrevo-me a discordar. Mas apenas em princípio de forma. Antes, seria necessário acertar uma definição para Religião. É que, esta, mais do que a Verdade, tem demasiadas faces...
Abraço!

May 22, 2007  
Blogger Ana said...

tinta permanente,

As suas "achegas" sábias são sempre benvindas!
Muito agradecida.

June 03, 2007  

Post a Comment

<< Home