20.6.07

Tem-nos no sítio

O título do post de hoje deve ser objecto de nota prévia. Pretende ser uma modestíssima homenagem a uma blogger que, em estilo irónico/erótico, encarnando Maria_Arvore, fala com frequência de assuntos sérios, com sensibilidade, sabedoria de vida e sem tabus. A pessoa por detrás da personagem tem tido a bondade de me mostrar a sua generosidade e a sua qualidade de saber ser “amiga do seu amigo”.
Pretendo ainda falar, aqui e agora, de uma outra pessoa que tem relação com o título do post, que não conheço, mas cujo trabalho profissional me impressionou.
Há, na RTP1, um programa cujo modelo me agrada e cujas temáticas considero, na maioria das vezes, bem interessantes: Prós e Contras.
No âmbito deste programa, em duas distintas ocasiões, a segunda delas bem recente, escutei atentamente as intervenções do jornalista António Esteves Martins. Discorriam os convidados do programa sobre as questões da “nova escravatura”, dos trabalhadores engajados em Portugal para trabalhar noutros países, das condições que aí encontram, bem distintas das expectativas que levavam ao partir.
Falou-se de trabalho de compatriotas nossos em condições nada dignificantes, para não usar termos mais pesados, em Espanha, Holanda, Bélgica, Alemanha…
Havia a RTP convidado várias pessoas que passaram por situações do género, apurando-se que das muitas que haviam acedido ao convite, na hora H, apenas uma senhora apareceu a dar testemunho pessoal.
Porque têm medo – explicou o jornalista A. E. Martins, que segue de perto casos desta natureza, ao que percebi, há mais de uma década.
Ele próprio, A. E. Martins, em momentos de tensão vividos junto destes Portugueses, no desempenho do seu trabalho de investigação, terá sentido medo…
Se bem percebi tudo o que ouvi, além da capacidade de poder sentir medo, este jornalista tem muito mais: coragem, persistência, dignidade profissional, modéstia e … tem-nos no sítio.
Todo o programa valeu, bastando as palavras deste senhor jornalista e a sabedoria de outro interveniente, o Prof. Rentes de Carvalho, para lhe dar muita valia!

6 Comments:

Blogger Maria Arvore said...

Ai Ana que nem sei que diga... para além de muito obrigada.:))

Também admiro o António Esteves Martins que sabe ser jornalista: investiga com competência temas que não são cor-de-rosa nem politicamente correctos para fazer carreira. E tem-nos no sítio sim, sempre que ultrapassa o medo que sente em razão do objectivo que se propôs cumprir. :)

June 20, 2007  
Blogger antónio paiva said...

................

alvem-se então os raros momentos televisvos de qualidade, bem como os poucos profisionais competentes no ramo, ou galho, ou eu sei lá....

tomatar pois, no tomatar é que está o ganho....

ai como eu ando, tenho de tratar disto

;)))

............................

Beijocas

June 21, 2007  
Blogger ANJOS PRADA said...

Ana! Permita-me que lhe diga: Adoro visitar o seu Blog, e a maior partes das vezes não comento. Não há palavras para descrever o que de tão bonito acho na sua escrita! Talvez seja "Passear no seu Céu" Muito Obrigada :))

June 21, 2007  
Blogger Ana said...

Maria,

Não digas nada - já me disseste muito.
És quem és - isso basta.
:)

June 21, 2007  
Blogger Ana said...

António,

Trata...
Um beijinho ajuda?

Vai um beijinho

June 21, 2007  
Blogger Ana said...

Prada,

Benvinda!
Volte sempre.
Cuidado: "voar no meu céu" requer atenção - nem sempre o que por aqui existe é celestial.
Pode até aparecer algo de atrevido, irónico, maldizente.
Só excluo grosseria.
A política, neste espaço, é de open sky, acho que é o termo técnico.

June 22, 2007  

Post a Comment

<< Home