13.4.06

Aqui também podemos ser sérios

Representando a ressurreição de Cristo, três dias depois da sua morte, a Páscoa é a maior e mais importante festa religiosa do Cristianismo e deve ser festejada no primeiro domingo seguinte à Lua Cheia depois do início da Primavera (21 de Março).

A data é também celebrada pelos judeus, que nesta altura comemoram a Pesach, ou seja a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto, conduzido por Moisés pelo Mar Vermelho rumo à Terra Prometida. Com origem no termo Pesach, que significa “passagem”, a Páscoa está ainda intimamente associada aos festejos pagãos de passagem do Inverno para a Primavera, tendo assim raízes muito remotas.

Ainda que os termos inglês “Easter” e alemão “Ostern” não tenham ligação etimológica com o Pesach, há teorias aceites que os relacionam com Eostre, a deusa germânica da Primavera. E segundo alguns historiadores, muitos dos actuais símbolos da Páscoa são oriundos das festividades de Primavera em honra de Eostre, tendo sido assimilados com a cristianização dos rituais germânicos.

3 Comments:

Blogger rps said...

Um gajo vem aqui e aprende. E tu tinhas fechado isto!

April 13, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Aprendes, mas pouco.
Tu sabes bem, RPS, que isto é mais para o disparate. Lá há um dia, por acaso, que sai assim uma coisinha mais acertada...
E além disso, meu caro, que é que eu posso ensinar a alguém?
Mal sei da minha vida...
Tenho muitíssimo mais a aprender e nadica de nada a ensinar.
Mas, haja saúde e coza o forno!

April 13, 2006  
Blogger rps said...

Todos temos algo a ensinar e muitíssimo mais a aprender.
Aprende que eu não duro sempre!

April 16, 2006  

Post a Comment

<< Home